30/07/2010

ELEIÇÕES 2010 -

RONDÔNIA É O 6º NO RANKING DO FICHA LIMPA

Publicado por Mario Quevedo [quevedo] em 30/7/2010 (99 leituras)

RONDÔNIA É O 6º NO RANKING DO FICHA LIMPA
De acordo com informações da mídia da capital, 27 candidatos às eleições este ano estão com pedido de impugnação baseado na Lei da Ficha Limpa.

A lista é puxada pelo maior colégio eleitoral do país, o Estado de São Paulo, com 46 registros desta situação. Maranhão vem a seguir, com 42. Depois vêm Ceará (40), Rio de Janeiro (32), Goiás (28), Rondônia (27), Bahia (24), Minas Gerais (23), Paraíba (22) e Tocantins (22).

Os estados com menor número de impugnações feitas pelo Ministério Público são Rio Grande do Norte (2), Pernambuco (3), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (6), Amazonas (7), Sergipe (8) e Alagoas (9).

VEJA O RANKING DAS IMPUGNAÇÕES POR ESTADO:

1- São Paulo - 46 impugnações

2- Maranhão - 42 impugnações

3- Ceará - 40 impugnações

4- Rio de Janeiro - 32 impugnações

5- Goiás - 28 impugnações

6- Rondônia - 27 impugnações

7- Bahia - 24 impugnações

8- Minas Gerais - 23 impugnações

9- Paraíba - 22 impugnações

10- Tocantins - 22 impugnações

11- Pará - 19 impugnações

12- Acre - 16 impugnações

13- Espírito Santo - 15 impugnações

14- Rio Grande do Sul - 14 impugnações

15- Roraima - 14 impugnações

16- Piauí - 13 impugnações

17- Santa Catarina - 12 impugnações

18- Distrito Federal - 11 impugnações

19- Paraná - 11 impugnações

20- Amapá - 10 impugnações

21- Alagoas - 9 impugnações

22- Sergipe - 8 impugnações

23- Amazonas - 7 impugnações

24- Mato Grosso do Sul - 6 impugnações

25- Mato Grosso - 4 impugnações

26- Pernambuco - 3 impugnações

27- Rio Grande do Norte - 2 impugnações

Total: 473 impugnações

FONTE - TSE
TEXTO - DA REDAÇÃO
IMAGEM - ILUSTRAÇÃO

BANDEIRAS

BANDEIRA DO ESTADO DE RONDÔNIA
            A Bandeira do Estado de Rondônia – instituída pelo Decreto-Lei nº 007 de 31 de dezembro de 1981 – foi escolhida em concurso público, do qual saiu vencedora a proposta do jovem arquiteto portovelhense Sílvio Carvajal Feitosa.
            Adotando quatro das cores do Pavilhão nacional, a Bandeira de Rondônia sintetiza a própria criação do novo Estado: "é a mais nova estrela brilhando no céu da União".
FORMATO
Retangular, com campo azul ocupando a sua metade superior, no sentido longitudinal, estando, no meio do quadrilátero, uma estrela branca de cinco pontas equidistantes.
O campo verde ocupa a área formada pelas diagonais que partem das arestas inferiores do retângulo até as pontas inferiores da estrela e daí ao centro.
São amarelos os campos dos dois polígonos iguais conseqüentes, a direita e a esquerda da estrela.
EXEGESE
A Bandeira, Símbolo do Estado de Rondônia, segundo as regras já estabelecidas, de sua feitura, está representada em trabalho artístico executado nas cores VERDE (sinopla), AMARELO (ouro), AZUL (blau) e PRATA ("estanho") significando as potencialidades vegetal e mineral do novo Estado da Federação projetado e representado, como os demais estados, no céu da União, em forma de estrela, de prata, em disposição tal que seja, por um observador postado de frente para o oriente, imaginariamente situado no limite da fronteira, visualizada como o território ideal onde possa construir o seu futuro, onde possa concretizar a realização de seus sonhos, a materialização plena de seus anseios pessoais.
Defronta uma estrada verde (sinopla) projetando-se para frente, para o futuro, ao encontro do horizonte, até onde a vista sempre nunca alcance. Sua segurança não oferece dúvidas e a cada passo que nela avança, mais aumenta a confiança e a fé no futuro.
Percalços não existem por ela está assentada em solo firme, rico, promissor. É a magnificência: as riquezas em sentido amplo, abrangente; um horizonte (ouro), também ilimitado, inteiramente disponível às iniciativas que a imaginação possa permitir.
O conjunto solo-estrada, retratado nas cores nacionais (ouro-sinopla), ostenta a brasilidade de um torrão que – pela ousadia, espírito de aventura, de conquista e coragem de pioneiros de quantas bandeiras e de tantos outros que vieram também construir e solidificar o progresso – atingindo a sua plenitude, se levanta agora, altaneiro, firme todavia em sua base, em forma de ESTRELA. É uma estrela flamígera, perfeita, de cinco pontas; a quintessência triunfante, com todo seu esplendor de estanho (prata) projetando-se no céu azul (blau) da União.

= REGRAS DA FEITURA =
(Como desenhar)

A - Largura da bandeira, contendo 14 Módulos (ou Medidas) iguais.
B - Comprimento da bandeira:20M (Módulos)
C - Ponto central da estrela, de cinco pontas equidistantes, construída com base num círculo cujo raio é de 3,5M.
D - Mede 1,35M a distância entre o ponto central da estrela e o ponto central do quadrilátero.

1— A Bandeira terá forma retangular;
2— Para o cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a largura desejada, dividindo-se esta em quatorze (14) partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo;
3— O comprimento será de vinte (20) módulos.
4— O campo azul ocupará a metade superior do retângulo, no sentido longitudinal.
5— A Estrela, estanhada (prata), de cinco (5) pontas equidistantes, deverá ser traçada dentro de um círculo cujo raio é de três módulos e cinco décimos (3,5 M) e cujo centro ficará um módulo e trinta e cinco centésimos (1,35 M) acima do ponto central do retângulo.
6— O campo verde ocupará a área formada pelas diagonais que partem das arestas inferiores do retângulo até as pontas inferiores da estrela e, deste ponto ao centro.
7— Serão amarelo-ouro os campos dos dois polígonos iguais conseqüentes, a destra (direita)e a sinistra (esquerda) da estrela.

SÍNTESE INTERPRETATIVA
· Sou a estrada evidente, pavimentada de esperança, traçada na magnificência;
· Sou a Nova Estrela, estanhada, filha da fertilidade, que surge no horizonte do solo pátrio e se projeta no céu da União;
· Sou o Estado de Rondônia.

Fonte: Informações gentilmente cedidas, em 22/01/2001, por Cláudio Feitosa - TALENTOS BRASIL

BANDEIRAS DOS ESTADOS DO BRASIL

FOLCLORE II

Brincadeiras do Folclore
Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

O que são
Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.
Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito praticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclore.

Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:

Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos). 
Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.


FONTE: www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore

FOLCLORE I


As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
Alguns exemplos de cantigas de roda:
Capelinha de melãoCapelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João! 
Caranguejo 
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
Atirei o pau no gatoAtirei o pau no gato, tô
mas o gato, tô tô
não morreu, reu, reu
dona Chica, cá cá
admirou-se, se se
do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau! 
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem tres filhas
Todas tres por batizar
A mais velha delas todas
Ciranda se vai chamar
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

FONTE: www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda

FOLCLORE


O que é Folclore?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'águaEncontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-secoÉ uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

FONTE: /www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.

ELEIÇÕES 2010


Importante lembrar que a impugnação pode ser objeto de recurso. (inclusive até o STF - Suprmo Tribunal Federal)

JUSTIÇA ELEITORAL

Com base na lei Ficha Limpa, PRE-SP impugna candidatura de Paulo Maluf

Da Redação - 29/07/2010 - 17h30

 
 
A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) em São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (28/7), a impugnação do pedido de registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP), com base na lei Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados por órgão colegiado. Após ser intimado sobre a impugnação, Maluf terá sete dias para contestar a ação.
 
De acordo com a ação, divulgada pela Procuradoria, o que motiva a impugnação é o fato de Maluf ter sido condenado pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) por improbidade administrativa. Em 1996, quando ainda era prefeito da cidade de São Paulo, o político teria superfaturado a compra de frangos. 
Além disso, Maluf deve uma multa eleitoral e não comunicou que está na lista vermelha da Interpol, resultado de um mandado de prisão expedido pela Justiça norte-americana. Segundo a PRE-SP, Maluf estaria “numa espécie de prisão em território brasileiro”, já que pode ser preso em qualquer um dos 188 países membros da Interpol.
Agora, cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre a candidatura de Maluf, que será notificado sobre a decisão e terá sete dias para apresentar defesa. 
Dados
Somando os três primeiros editais, dos 2.489 pedidos de registro de candidaturas publicados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) paulista, a Procuradoria já impugnou 1.123 pedidos, 46 enquadrados na lei Ficha Limpa. Restam ainda outros 777 pedidos para serem analisados no último edital, com prazo até o próximo domingo (1º/8) para ser entregue.

QUEM É DEUS?

DEUS É COMO AÇÚCAR  

"Um certo dia, a professora  perguntou as crianças quem saberia explicar 
quem é  Deus?Uma das crianças levantou o  braço e disse:- Deus é o nosso 
pai, Ele  fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos  fez como filhos  
dele.A professora, querendo  buscar mais respostas, foi mais longe:- Como 
vocês sabem que Deus  existe, se nunca O viu?A sala ficou toda em  
silêncio...  
  
Pedro, um menino muito  tímido, levantou as mãozinhas e disse:- A minha 
mãe me disse que  Deus é como o açúcar no meu leite que ela  faz todas as 
manhãs, eu não  vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio  do leite, 
mas se ela tira,  fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no  meio de 
nós, só que não O vemos,  mas se Ele sair de perto, nossa vida  fica...sem 
sabor.A professora sorriu, e  disse: 
- Muito bem Pedro, eu  ensinei muitas 
coisas a vocês, mas você me  ensinou algo mais profundo que tudo  o que eu 
já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está  todos os dias 
adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu  surpresa com a resposta 
daquela criança."A sabedoria não está no  conhecimento, mas na vivência de 
DEUS em  nossas vidas, pois teorias existem  muitas, mas doçura como a de 
DEUS não existe ainda, nem mesmo nos  melhores açúcares...

20/07/2010

DENGUE???

Dengue: conheça maneiras simples de prevenir

O surto está ficando mais grave, mas prevenção está ao seu alcance

Por Minha Vida
enviar para amigos
tamanho da letra: A- A+
O surto de dengue vem assustando o país nos últimos meses. A piora do quadro da doença, em 2010, é resultado também do aumento da temperatura e das chuvas. O número de casos no país, neste ano, já ultrapassa a casa dos 700 mil, no último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde de janeiro a maio - 120% a mais em comparação aos mesmos meses de 2009. No entanto, a doença é facilmente evitável com medidas simples de prevenção dentro da sua própria casa.

 E não é porque não estamos no verão, que costuma ser o período mais crítico, que podemos descuidar das pequenas atitudes que podem até salvar vidas, afinal a dengue mata. A dengue é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Seus sintomas são febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias.

O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos. A seguir, veja como prevenir a reprodução do mosquito transmissor:  
1 de 5 fotos
  • Garrafa - Foto: Getty Images
  • Planta - Foto: getty Images
  • Calha - Foto: Getty Images
  • Lixo - Foto: Getty Images
  • Ralo - Foto: Getty Images
Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas. O mosquito da dengue põe seus ovos em locais com água parada. Além disso, deixar depósitos como garrafas no seu quintal pode fazer com que, em dias de chuva, a água se acumule nesses locais e o mosquito comece a se criar.

Fonte: msn.minhavida.com.br

19/07/2010

HIP HOP


hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidoscomo forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.[1][2] É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.
O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dosDJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.[3] Tendo começado em Bronx, a cultura hip hop emergiu rapidamente para o mundo todo.[4]
A música hip hop não deve ser confundida com o rap (rhythm and poetry), pois este tem estrutura divergente da música hip hop em vários pontos, apesar de terem pontos em comum.[carece de fontes] Existem rappers que não tocam hip hop, como Eminem e Racionais MC's, assim como existem músicos de hip hop que não fazem rap.[carece de fontes] A premiação da MTV americana, o Video Music Awards, por exemplo, conta com duas categorias distintas: uma para melhor clipe de rap e outra para melhor clip de hip hop.
No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São PauloRio de Janeiro[carece de fontes]BrasíliaPorto Alegre e Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de re-socialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

17/07/2010

Raciocínio Lógico

Regra de 3 simples

Regra de 3 Composta - Parte 2

MATEMÁTICA-RAIZ QUADRADA FÁCIL

Matemática Prática - Facilitada

DIVISÃO DE POLINÔMIO POR POLINÔMIO

O que vamos relembrar já foi exposto no texto “Divisão de polinômio por monômio”, mas vamos rever novamente: em toda divisão temos o dividendo, divisor, quociente e resto, como estamos falando de divisão de polinômio por polinômio, teremos:

Para o dividendo um polinômio G(x) 
Para o divisor um polinômio D(x) 
Para o quociente um polinômio Q(x) Para o resto (podendo ser zero) um polinômio R(x) 



Prova real:    

Tem algumas observações a serem feitas, como: 

► ao final da divisão o resto sempre tem que ser menor que o divisor: R(x) < D(x)

► quando o resto for igual a zero, a divisão é considerada exata, ou seja, o dividendo é divisível pelo divisor. R(x) = 0

Observe a divisão de polinômio por polinômio abaixo, vamos partir de um exemplo, cada passo tomado no desenvolvimento da divisão será explicado. 

Dada a divisão 
(12x3 + 9 – 4x) : (x + 2x2 + 3) 

Antes de começar a operação temos que fazer algumas verificações: 
► se todos os polinômios estão em ordem conforme as potências de x. 

No caso da nossa divisão devemos ordenar, ficando assim: 
(12x3 - 4x 9) : (2x2 + x + 3) 

► observar se no polinômio G(x) não está faltando algum termo, se estiver devemos completar. 

No polinômio 12x3 - 4x + 9 está faltando o termo x2, completando ficará, assim: 
12x3 + 0x2 - 4x + 9 

Agora podemos iniciar a divisão: 



► G(x) tem 3 termos e D(x) tem 3 termos. Pegamos o 1º termo de G(x) e dividimos pelo 1º termo de D(x): 12x3 : 2x2 = 6x, o resultado multiplicará o polinômio 2x2 + x + 3 e o resultado dessa multiplicação subtrairemos pelo polinômio 12x3 + 0x2 - 4x + 9. Assim teremos: 



► R(x) > D(x), podemos dar continuidade à divisão, repetindo o mesmo processo anterior. Achando agora o segundo termo de Q(x). 



R(x) < D(x), não damos continuidade a divisão, concluindo que: 

O quociente é 6x – 3 e o resto é –19x + 18.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola